domingo, 17 de fevereiro de 2008

Lengalengas


Quais, quais?
Oliveiras, olivais,
Pintassilgos, rouxinóis,
Caracóis, bichos "móis",
Morcegos, pássaros negros,
Tarambolas, galinholas,
Perdizes, codornizes,
Cartaxos e pardais,
Cucos, milharucos,
Cada vez há mais.
Esta é uma lengalenga que ouço desde miúdo e que gostava de partilhar com os meus companheiros de escrita e com todos os leitores deste blog. Há coisas que não vêm nos livros da escola nem noutros livros e que passam de geração em geração por via oral, de pais para filhos, de avós para netos ou, como neste caso, entre amigos.
Deixo-vos com mais uma, a minha preferida:
A arvelinha pequenina
Que nesta terra é estrangeira,
Veio fazer a sementeira
Para comer a minhoquinha.
Assim que se achou gordinha
Foi para a sua terra outra vez.
E o cartaxo era maltês,
"Garreou" com o papa-figos.
O lobisomem, que era amigo,
Veio acudir à "garreia".
Trazia a barriga cheia,
Fizeram dele um tambor.
E o mocho, que era administrador,
Pôs com eles na cadeia!
Lindo, não é? A cultura popular é fantástica. Não sei se estas lengalengas são exclusivas do Alentejo ou não mas a minha mãe aprendeu-as na terra onde nasceu, a linda vila de Castro Verde.
Estas lengalengas, em especial a primeira, têm um ritmo próprio, pelo menos assim as aprendi. Prometo ensinar-vos, boa?

4 comentários:

Vasco Ribeiro disse...

Lengalengas que por vezes nos ensinam tanto... Eu também sabia uma muito gira, mas ... já não sei.. :P
Aquele abraço,
Vasco

Unknown disse...

Vasco e a sua memória de peixinho de aquário... lol

Nuno, já eu gosto de trava-linguas... e o meu favorito é:

O tempo pergunta ao tempo
quanto tempo o tempo tem.
E o tempo responde ao tempo
que o tempo tem tanto tempo
quanto tempo o tempo tem.

.... beijinhos grandes

Cheila C.C.C. disse...

São 10 meninas e sobre elas chove
Mas chega um bombeiro e ficam só 9.
São 9 meninas comendo biscoitos
Mas chega um padeiro e ficam só 8.
São 8 meninas fazendo uma omolete
Mas chega um guloso e ficam só 7.
São 7 meninas pintando papéis
Mas chega um pintor e ficam só 6.
São 6 meninas à volta de um brinco
Mas chega o ourives e ficam só 5.
São 5 meninas que vão ao teatro
Mas chega um actor e ficam só 4.
São 4 meninas falando francês
Mas chega um estrangeiro e ficam só 3.
São 3 meninas guardando ovelhas
Mas chega um pastor e ficam só 2.
São 2 meninas nadando na espuma
Mas chega um barqueiro e fica só 1.
É uma menina a apanhar caruma
Mas chega um leão, não fica nenhuma!

E esta hein?! :P

Beijocas

Nuno Duarte Revés disse...

Minha querida Grilinha, por acaso essa nunca me travou a língua... Aprendi-a tão bem logo no primeiro dia que me dura até hoje. Mas é muito boa, sim. A dos "mafagafos" é que me deixa a cabeça completamente "à nora"...

Cheila, conseguir decorar isso tudo não há-de ser fácil, miúda... Mas vou tentar. eheheh