segunda-feira, 5 de maio de 2008

Ficarei... sempre cego em Portugal.


Nesta última semana pairou pela comunicação social um assunto muito interessante do foro da saúde que mostra bem o lixo que existe, ainda e infelizmente, em Portugal. Existem milhares de portugueses que partem para Cuba procurando uma operação simples para salvar os olhos dos n-problemas existentes. Acho incrível que num país como o nosso, que vai apresentanto algumas melhorias, não consiga dar conta de umas listas de espera oftalmológicas. Parece que o poder político não vê com bons olhos que as autarquias apoiem as pessoas a fazer essa viagem milagrosa. Não percebo porquê, isso é que é serviço público. Mas depois descobri o porquê dessas extensas listas de espera. Numa excelente reportagem da TVI, um dos jornalistas perguntava ao director de serviço oftalmológico do Hosp. do Barreiro o seguinte; "O que aconteceria aos privados se acabassem as listas de espera?", o Sr. Dr. riu-se. Compreendo que os Médicos desejem ganhar mais, mas através de esquemas que prejudiquem a saúde de terceiros, isso, não! Acho vergonhoso que se façam 2 cirurgias/dia aos olhos no Hosp. do Barreiro. E depois vê-se um bastonário da ordem dos Médicos muito indignado, porque houve um médico Espanhol que "despachou" 250 doentes em 5 dias no mesmo hospital. Triste situação esta, ainda por cima tentam encapotar esta vergonha Nacional para ficarem bem na fotografia. Existem pessoas que ficam 5 a 10 anos na lista, à espera de um pequeno milagre que o Sr. Dr. Espanhol demora a fazer em 8 minutos e pelos vistos os Médicos Portugueses devem demorar uma eternidade. Não creio que seja a sabedoria Espanhola a lavrar sozinha este problema, mas creio piamente que alguns médicos portugueses optem por levar os seus pacientes para as privadas, pois aí, ganham o que quiserem. E está claro que com 2 operações/dia, as pessoas desesperam, e são “obrigadas” à ida às clínicas privadas dos Srs. Doutores pela módica quantia de 10.000€ por cada olho ou então ficam nessas listas de espera tão bem mantida pelos seus queridos médicos.
Para finalizar, acho excelente a “coragem” Política dos autarcas que ajudaram estas pessoas e os grandes profissionais que existem por esse mundo fora. Pois ser bom profissional não é só ter conhecimento, é também ser bem mais humano.

Como eu gosto dos Filhos da Pu&$ !

Aquele abraço,

Vasco Ribeiro

4 comentários:

Cheila C.C.C. disse...

Mais um tema interessante que ganha espaço no nosso blog.

Penso que este pequeno episódio da vida política e social portuguesa, reflecte claramente a mentalidade do povo português. Pegando num simples exemplo das Leis económicas da Procura e da Oferta, Portugal parece "funcionar ao contrário" do mundo. Se pensarmos que um determinado produto ou serviço, cuja procura aumenta subitamente (na maioria das vezes, por uma questão de moda, e não de necessidade), enquanto nos restantes países esse produto ou serviço tende a baixar o seu preço, em Portugal acontece precisamente o inverso: o seu preço cresce exponencialmente (atenção que não nos estamos a referir a bens escassos). O pensamento do Português é: "Eláaaaaaaaaa... Se isto "tá a dar".... vamos lá aumentar o preço e roubar o mais que pudermos!"

No caso em epigrafe, penso que não há qualquer dúvida no objectivo moral da manutenção das listas de espera: ganhar mais e mais dinheiro nas clínicas e hospitais privados. Uma prova disso mesmo, foi a forma aparentemente simples, e seguramente rápida e eficaz, com que este médico espanhol "despachou" 234 pacientes no espaço de uma semana. Não me parece, no entanto, que a sua atitude fosse regida por princípios puramente beneméritos, isto é, ele sabia perfeitamente quais as consequências da sua acção. Seria impossível que este caso passasse despercebido à comunicação social (e ainda bem). Mas a verdade é que, se nós, enquanto membros da comunidade, o parabenizamos pela sua atitude, muito mais o farão os 234 doentes que viram resolvido o seu problema de cataratas... num ápice!

O importante é que a atitude deste médico está a "dar que falar" e, sobretudo, a dar visibilidade à preguicite aguda que parece ter invadido os oftalmologistas portugueses desde há vários anos a esta parte.

Por tudo isto, e mais que não seja, pela troca de ideias que gerou neste nosso cantinho insignificante de "discussão"...

Gracias Dr. José Antonio Lillo Bravo!

Unknown disse...

E assim vai a saúde em Portugal. Importemos mais uns médicos, de outras áreas e pode ser que a saúde da "saúde em Portugal" melhore.
beijinhos

Vasco Ribeiro disse...

Cambada de chulos, gatunos e chupistas...

Nuno Duarte Revés disse...

Infelizmente, é o sangue latino que nos corre nas veias... A nossa herança genética tem tanta mistura que devemos ter apanhado tudo o que não prestava de todos os povos que originaram o povo luso.

É uma vergonha!! Não, não é uma vergonha ser português! Porque ser português não é só ser assim vigarista e gatuno e "cigano"! É uma vergonha que ainda não tenhamos conseguido deixar de ser assim.